Codorniz Japonesa (linhagem domesticada)

Codorniz no seu meio natural

Conteudos deste artigo:
● Apresentação e descrição da espécie
● Avicultura e utilizações em cativeiro
● Variedades/Mutações
● Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)
● Espécies semelhantes (como distinguir)
● Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Apresentação e descrição da espécie

A Codorniz Japonesa também chamada Codorniz Japonica devido à sua classificação taxonómica (Coturnix Japonica) é uma espécie originaria da Ásia Oriental que começou a ser criada em cativeiro pelos Japoneses que gostavam de ouvir o seu canto. Hoje em dia é considerada uma ave domesticada, e é criada para abate e produção de ovos.


Avicultura e utilizações em cativeiro

Ovos de codorniz
O facto de ser uma ave com origens selvagens não muito longínquas faz com que tenha uma eficácia de conversão de alimento em ovo muito superior às galinhas (essa eficácia é uma vantagem durante a época de reprodução no ambiente selvagem), por outro lado a sua eficácia de conversão de comida em carne é inferior às galinhas consequência das codornizes serem aves muito pequenas e leves. Mas a sua carne é de alta qualidade nutricional, rica em ferro e muito apreciada pelos seus conhecedores.
Mais informações de avicultura em Criação de Codorniz em Cativeiro.

Variedades/Mutações

Plumagem Selvagem (em cima),  plumagem Branca (ao meio),
plumagem Italiana (em baixo)
A sua criação em cativeiro levou a que fossem preservadas variadas mutações, e por isso existem diferentes cores de plumagem e tamanho entre a população criada em cativeiro.

Alguns exemplos são a plumagem Italiana (dourada), a pelagem branca (também chamada de Texas A&M), a Rosetta (raiados de cinzentos/pretos) a Malhada (com zonas completamente brancas e zonas com pelagem diversa na mesma ave), etc.

Nos tamanhos, para além do normal existe o chamado Jumbo que é suposto ser maior (mas é preciso ter atenção porque existem vendedores que chamam Jumbo às suas aves como truque de marketing, mesmo não tendo elas nenhuma diferença em termos de tamanho).


Macho (esquerda) e fêmea (direita)
Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)

Algumas mutações tornam difícil a diferenciação entre machos e fêmeas (como no caso da mutação branca), mas na maioria é muito fácil. Os machos possuem um peito amarelo torrado, as fêmeas possuem um amarelo mais pálido salpicado com pintas.


Espécies semelhantes (como distinguir)

A Codorniz Japonesa, apesar de ser da mesma família, não se trata da espécie cinegética migratória que visita Portugal a Codorniz-comum (Coturnix Coturnix).
A diferenciação visual entre estas as duas espécies é muito difícil, mas as vocalizações são muito diferentes e isso permite uma fácil identificação (nos vídeo ao lado podem-se ouvir as diferenças: à esquerda um macho de codorniz japonesa; à direita um macho de codorniz-comum brava a espécie cinegética migratória que visita Portugal).




Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Uma vez que esta espécie não está inscrita em nenhum acordo internacional de protecção de espécies assinado por Portugal e que limite a sua posse (p. ex. CITES), não é autóctone em Portugal, nem considerada espécie introduzida com protecção em estado selvagem devido a interesse cinegético, não é necessário qualquer alvará/autorização para ser criada em cativeiro. No entanto é proibida/ilegal a sua utilização para repovoamentos ou em qualquer outra actividade cinegética uma vez que estas aves reproduzem-se com as codornizes bravas autóctones gerando híbridos férteis degradando irremediavelmente o património genético da Codorniz-brava (Coturnix Coturnix). (Informações compiladas à data da publicação do artigo)

Nós temos esta espécie, clique em Aves disponíveis para saber se está disponível.



Todos os artigos estão em actualização constante, se tem alguma dúvida contacte-nos que esta será respondida o mais brevemente possível e a resposta será acrescentada ao artigo.



Artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário