Codorniz da Virginia

Conteudos deste artigo:
● Apresentação e descrição da espécie
● Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)
● Avicultura e utilizações em cativeiro
● Variedades/Mutações
● Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Apresentação e descrição da espécie

A Codorniz da Virginia (Colinus virginianus) é uma ave nativa dos Estados Unidos da América, México e Caribes.

Existem 22 subespécies de codorniz da Virginia, e uma delas, a Colinus virginianus ridgwayi, é considerada ameaçada de extinção e por isso protegida (anexo I da CITES) e proibida a sua transacção para detenção/criação em cativeiro em todos os países signatários do acordo CITES.


Fêmea (à esquerda) e macho (à direita)
Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)

É uma espécie com dimorfismo sexual, tendo os macho uma vistosa cabeça riscada de branco ao contrário das fêmeas que possuem por todo corpo camuflagem adaptada ao meio onde vivem.

Avicultura e utilizações em cativeiro

Em Portugal, a sua criação em cativeiro é feita principalmente como ave ornamental.
A sua alimentação é igual as outras aves de caça comuns na Europa, como a perdiz-vermelha e a codorniz-comum, mas ao contrario da maioria das espécies de aves de caça, os seus ovos são de cor branca, completamente desprovidos de camuflagem.


É uma espécie ainda em fase inicial de domesticação e por isso é muito fácil um par incubar e criar a sua prole em cativeiro se as condições forem propícias (mas é necessário precaução porque um aviário pequeno pode levar a que os pais matem as crias logo após o nascimento). Esta espécie obtém a plumagem de adulto entre as 13 e as 16 semanas e caso as condições sejam favoráveis (entre outros factores pelo menos 14 horas de luz diária) as fêmeas começam a postura a partir das 21 semanas.


Variedades/Mutações

Existem várias mutações criadas em cativeiro, sendo a Mexicana, a Branca e a Tennesse as mais comuns (e já possível adquirir aves com essa genética em Portugal).


Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Uma vez que não são aves nativas de Portugal, nem consideradas cinegéticas no nosso país, não é necessário alvará/autorização para a sua criação em cativeiro.


Nós temos esta espécie, clique Aves disponíveis para saber se está disponível.

Todos os artigos estão em actualização constante, se tem alguma dúvida contacte-nos que esta será respondida o mais brevemente possível e a resposta será acrescentada ao artigo.



Artigos relacionados:
● Como cuidar de pintos de dia
● Incubação de ovos
● Codorniz Japonesa (linhagem domesticada)
● Criação de Codornizes em Cativeiro (Codorniz Japonesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário