Galinha-d'angola (Fraca)


Conteudos deste artigo:
● Apresentação e descrição da espécie
● Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)
● Avicultura e utilizações em cativeiro
● Variedades/Mutações
● Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Apresentação e descrição da espécie

A Galinha-d'angola (Numida meleagris), também é conhecida por Fraca, Galinha-do-mato, Pintada e por vezes Galinha-da-Índia (apesar de não ter qualquer relação com este país).
É uma ave da ordem dos Galliformes, originária de África e introduzida em diversas parte do mundo (Brasil, por exemplo) pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.

É uma espécie ainda não completamente domesticada (apesar de ser criada em cativeiro há muitos anos), e por isso são aves nervosas e que podem chegar a entrar em stress. Há relatos de indivíduos que escapam de cativeiro e formam populações selvagens.

Têm uma plumagem pedrês (cinzento escuro com bolas brancas). A cor da cara varia conforme a subespécie em questão, mas varia sempre de branco a azul-esbranquiçado, as penas do pescoço também variam conforme a subespécie sendo que algumas possuem penas negras alongadas até ao peito, outras possuem penas com o mesmo padrão do corpo.

Alguns indivíduos, principalmente os machos adultos, têm um esporão (nas pernas). Possuem bicos curtos, robustos e curvados. O tamanho dos babetes também depende da subespécies, sendo que é comum a todas ter um tom vermelho sangue.


Diferenciação entre macho e fêmea (sexagem)

Com cerca de três meses, já apresentam uma crista de osso, como um chifre; no macho é bicudo e maior que nas fêmeas, que em regra a possuem ligeiramente mais arredondada.
Se não tiver treinado para detectar este ligeiro dimorfismo sexual, a única forma infalível e relativamente fácil de identificar o sexo dos indivíduos é através das vocalizações. Sendo que existe uma vocalização feita apenas pelas fêmeas. Abaixo estão os exemplos (clique no play para ouvir):

Chamamento feito apenas pelas Fêmeas ('ta-qui' duas silabas, popularmente conhecido como 'tou-fraco')
Chamamento feito por Machos e por Fêmeas ('kxih' uma silaba, serve para avisar perigo, alarme)

Atenção: Alguns criadores acreditam que as fêmeas têm uma ou várias penas de voo brancas e que os machos não (outros contam a versão contrária). Mas a presença, ou não, de penas brancas, não dá quaisquer garantias quanto ao sexo das aves, apenas "mostra" que a ave é portadora de um certo tipo de genes que se manifestam inibindo a Melanina nas penas de voo primárias (para saber mais veja Variedades/Mutações).

Avicultura e utilizações em cativeiro

São aves granívoras e predadoras activas de insectos, sendo por isso muito usadas como método eficaz de controlo de insectos (desde grilos a carraças).

A sua carne é escura, parecida com carne de aves de caça, podendo-se tornar muito dura em animais mais velhos. É muito apreciada, e frequentemente comparada à carne de faisão pelos seus apreciadores.

São aves sociais e por vezes formam grupos bastante numerosos que possuem um sistema hierárquico complexo regulado por variados rituais (como por exemplo corridas de dominância e despiques de canto). No vídeo abaixo pode ser vista uma dessas corridas entre dois indivíduos.



Variedades/Mutações

Ao longo dos anos em que foram criadas em cativeiro várias mutações surgiram e foram preservadas, hoje em dia existe mais de duas dezenas de cores aceites. Visite o site da Associação Mundial das Galinhas-d'Angola para ver as mutações existentes hoje em dia.


Legislação relativa a esta espécie em Portugal

Não é uma espécie nativa de Portugal, nem se encontra ameaçada de extinção no mundo, por isso não é necessário qualquer autorização ou alvará para a sua criação em cativeiro em Portugal.



Nós temos esta espécie, clique Aves disponíveis para saber se está disponível.


Todos os artigos estão em actualização constante, se tem alguma dúvida contacte-nos que esta será respondida o mais brevemente possível e a resposta será acrescentada ao artigo.



Artigos relacionados:
● Como cuidar de pintos de dia
● Incubação de ovos


1 comentário:

  1. ELAS SAO MTO LINDAS. OBRIGADO POR ME AJUDAR A IDENTIFICAR MACHO E FEMEA.

    ResponderEliminar