Cedro (Cipreste Italiano - Cupressus sempervirens)

Conteudos deste artigo:
● Apresentação e descrição
● Variedades
● Sementes e Germinação
● Doenças

Apresentação e descrição

O Cipreste-italiano (Cupressus sempervirens), (também conhecido como cedro-bastardo, cipreste-comum, cipreste-de-itália, cipreste-do-mediterrâneo, cipreste-mediterrânico e cipreste-piramidal) é uma árvore nativa do Sul da Europa e do Sudoeste da Ásia.

Esta espécie tem folha persistente, a altura dos espécimes mais altos ronda os 47m de altura, e tem uma grande longevidade com algumas árvores a passarem os 1000 anos de idade.

Estas árvores são muito utilizadas em decoração ou para criar separadores naturais, no entanto a sua madeira é muito aromática e valiosa, e pode ser utilizada para fabricar mobiliário.


Variedades

Existem duas variedades, que são:



Cupressus sempervirens horizontalis - Crescimento quase horizontal dos ramos, o que resulta numa árvore com um aspecto mais largo.


Cupressus sempervirens pyramidalis - Planta com  crescimento vertical dos ramos o que produz uma árvore com uma copa fastigiada. Esta variedade também é conhecida como cedro dos cemitérios. 


Sementes e Germinação

As sementes são de grande fertilidade e germinam facilmente.
Para acelerar o processo de germinação coloque as sementes de molho em água durante 1 a 2 horas (são sementes muito leves a maioria flutua).
Depois, aconselhamos a sua germinação em ambiente controlado, ou seja em couvetes de árvore ou vasos, em vez de directamente na terra. Deve ser usado composto de germinação (pobre em fertilizante) de forma a evitar que as primeiras folhas se queimem.
Assim que os cedros atinjam 10 centímetros devem ser tirados das couvetes e colocados na terra.

Nós vendemos sementes desta espécie, maioritariamente da variedade horizontalis, mas é possível que existam algumas da variedade pyramidalis misturadas. Clique em Contactos para encomendar ou em Produtos/Serviços para saber mais.


Doenças

É moderadamente susceptível a cancro cortical causado pelo fungo Seiridium cardinale, e não é aconselhada a sua utilização em zonas onde este fungo seja comum.



Sem comentários:

Enviar um comentário